Técnicas Projetivas
Há várias técnicas para promover a saída lúcida para fora do corpo, dentre as quais apresentaremos algumas. Para aqueles interessados em conhecer outras, indicamos o tratado Projeciologia. Na aplicação das técnicas é importante observar os seguintes fatores básicos:
- a vontade para se projetar.
- a intencionalidade.
- o estado fisiológico e psicológico.
- a auto-organização.
- a persistência e a determinação na aplicação da técnica.
- a preparação do ambiente físico para maior conforto do corpo.
- o aproveitamento e o registro de toda experiência.
- o estado energético.
- a idade, pessoas mais jovens em geral projetam-se mais espontaneamente, mas as pessoas mais idosas têm mais maturidade para aproveitar as experiências.
- autoconfiança nas próprias potencialidades.
- o espírito investigador, científico, sem misticismos.
Essa técnica se baseia na concentração fixa em um objeto simples, que leva a consciência (a pessoa) a se desligar de tudo à sua volta até que o seu psicossoma, seu outro corpo de manifestação, se desencaixe do corpo físico.
Técnica Projetiva - Concentração Mental.
O objeto sugerido é uma vela acesa, pela sua simplicidade e capacidade de fixar a nossa atenção.
As etapas da técnica são:
- Isole-se em um ambiente fechado onde não será perturbado durante a prática.
- Coloque uma vela acesa em um prato grande, sobre uma mesa, longe de cortinas ou outro objetos (a fim de evitar acidentes), em um dos cantos do ambiente.
- Feche as janelas para evitar o vento.
- Sente-se em uma poltrona ou cadeira confortável no outro extremo do ambiente, há aproximadamente 3 metros da vela.
- Escureça completamente o ambiente, deixando apenas a luz da vela.
- Fixe a sua atenção na chama da vela, afastando outros pensamentos até que chegue ao ponto em que, para si mesmo, só existam você e a vela.
- Durante a técnica, evite devaneios, pois os mesmos distrairão sua atenção e prejudicarão a sua saída.
- Ao perceber um estado de leveza, de descoincidência, busque dirigir-se até a vela com o seu outro corpo, o psicossoma, deixando seu corpo físico na poltrona.
- Ao atingir a projeção, busque manter a lucidez e sair para outro ambiente.
- Após a experiência, registre todas as suas percepções e vivências.
Essa técnica para se projetar para fora do corpo é ideal para aqueles que têm facilidade para dormir sentado em uma poltrona e se baseia no estudo detalhado de sua própria imagem refletida em um espelho.
Técnica da Auto-imagem projetiva.
As etapas para aplicação dessa técnica são:
- Isole-se em um ambiente fechado, onde não será perturbado durante a prática.
- Sente-se em uma poltrona confortável colocada em frente a um espelho grande que reflita todo seu corpo quando estiver de pé.
- A poltrona deve ser colocada perto do interruptor da luz que ilumina o ambiente.
- De pé, através do espelho, você vai inspecionar todo o seu corpo, especialmente o rosto, como se nunca tivesse se visto antes, reparando em detalhes nunca notados antes.
- Repare em cada expressão, forma, cor e contorno de sua face, cabelo, testa, sobrancelhas, olhos, nariz, boca, queixo, orelhas, de uma forma profunda.
- Depois, fixe em seus olhos e repita seu próprio nome várias vezes de forma audível e clara.
- Visualize-se a si mesmo no lugar da imagem no espelho, esqueça o espelho e todas as circunstâncias físicas, e mantenha intensamente essa visualização, até ficar com sono.
- Nesse ponto, desligue a luz e durma na cadeira.
- Após essa visualização intensa, como se você fosse a imagem no espelho, a tendência é o seu psicossoma sair do corpo em direção ao espelho, ocorrendo o seu despertamento fora do corpo e começando a projeção lúcida.
- Após o retorno, registre todas as suas percepções e vivências.
É aquela na qual o individuo exterioriza gradativamente partes do seu psicossoma (corpo emocional) em áreas específicas. Braços, pernas, tronco, individualmente ou continuamente, ocorrendo mais raramente a projeção da paracabeça. Esta projeção faz com que a pessoa tenha a sensação de que há em seu corpo uma segunda mão, segundo braço, etc.
Técnica da Projeção Consciente Fragmentada.
Para o experimento, deve-se passar por um período de auto-relaxação física e mental. Cerrando as pálpebras o experimentador deve voltar sua atenção para um seguimento ou parte específica do seu corpo humano, aplicando através de sua vontade íntima, o comando para que tal parte manifeste-se para cima, lembrando que seu corpo humano deve permanecer estático. Após sentir que certo seguimento esteja deslocado, a atenção deve ser voltada para a parte seguinte a ser projetada. Sem apressar o processo, o experimentador deve levar o mesmo comando para todas as partes de seu corpo, querendo que seus segmentos extrafísicos saiam pouco a pouco de seu estado de coincidência (encaixe) dos corpos.
Ao alcançar sucesso na projeção fragmentada, o experimentador está preparado para projeção pelo psicossoma inteiro na dimensão extrafísica.
A Mobilização básica de energias é a técnica pelo qual a pessoa através de sua força de vontade passa a perceber e controlar suas energias.
A Mobilização básica de energias consiste em 3 movimentos energéticos: Circulação Fechada com a instalação do Estado Vibracional, Exteriorização e Absorção.
1. Circulação fechada de energias é o controle consciente dos movimentos energéticos dentro de você mesmo percorrendo da cabeça até os pés e mãos e retornando a cabeça.
Circulação fechada.
Estado vibracional - dinamização máxima das energias.
A circulação fechada de energias tem como objetivos:
- Instalar o estado vibracional: condição que predispõe a desintoxicação das energias e também a decolagem do psicossoma na projeção lúcida
- Sanar distúrbios orgânicos, minidoenças e indisposições.
- Ampliar suas autodefesas energéticas, não permitindo a entrada de energias indesejáveis no seu campo energético.
- O estado vibracional estimula a autoconfiança do praticante, pois sua percepção indica a melhoria nos exercícios energéticos
2. Exteriorização de energias é o movimento em que o indivíduo lança suas energias por todos os lados e sentidos para fora do seu campo.
A exteriorização de energias tem como objetivos:
- Aumento do campo de energias individuais
- Percepção das energias do ambiente.
- Doação de energias de forma espontânea para assistência.
3. Absorção de energias é o movimento de captação de energias de ambientes positivos através da vontade do praticante.
A Absorção de energias tem como objetivos:
- Recuperação de disposição e saúde.
- Aumento do desempenho projetivo do praticante.
- Recuperação das horas de sono.
Para aplicar a técnica o praticante deve seguir estas etapas:
- Busque uma posição confortável, deitado(a) ou sentado(a). Pode ser aplicada de pé também, exigindo maior controle motor e de equilíbrio do corpo físico.
- Comece a concentrar a atenção e a perceber suas energias. Elas podem ser percebidas como um calor em torno de você ou sensação de eletricidade no corpo. Cada pessoa pode apresentar um sinal característico para a manifestação das energias.
- Leve através da vontade suas energias a se concentrarem no alto de sua cabeça.
- Faça suas energias percorrerem seu corpo da cabeça até os pés e mãos e retorne a cabeça repetindo este movimento várias vezes.
- Com a aceleração da circulação de energias se instala o estado vibracional. As sensações podem ser: intenso calor percorrendo o corpo, eletricidade, formigamento e outras. É bom estar atento para perceber a particularidade da sua percepção.
- Pare o estado vibracional e comece o movimento de exteriorizar suas energias para todos os lados para o ambiente em que você se encontra.
- Agora inicie o movimento de absorver energias. O praticante pode optar por absorver energias de ambientes mais tranqüilos como fontes da natureza do cosmos, do mar,...
- Após o término da mobilização básica de energias realize uma inspiração profunda e movimentos leves para voltar a vigília física e à coincidência dos veículos de manifestação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.
OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.